Podcasts de história

A União Soviética ou seus estados satélites tinham algum meio de propaganda para uma audiência internacional?

A União Soviética ou seus estados satélites tinham algum meio de propaganda para uma audiência internacional?

Desde 1949, a Radio Free Europe / Radio Liberty é um serviço de transmissão financiado pelo governo dos EUA voltado para a Europa Central, Europa Oriental e Ásia Central. Durante a Guerra Fria, seu alvo principal era a União Soviética e seus estados satélites. Da mesma forma, na Alemanha, a Deutsche Welle transmite desde 1953. Muitas pessoas na Alemanha Oriental poderiam receber rádio e TV regulares da Alemanha Ocidental, apesar de não ser o alvo específico. Hoje, muitos países financiam a mídia de radiodifusão voltada para uma audiência internacional ou especificamente estrangeira. As transmissões em inglês do Russia Today começaram em 2005. O Russia Today foi descrito como propaganda.

Durante a Guerra Fria, a União Soviética ou seus estados satélites tinham algum meio de transmissão voltado especificamente para o público dos países ocidentais?

Descobri que havia uma revista entre 1930 e 1941, e vários países da Europa Ocidental tinham partidos comunistas com jornais que, pelo menos no início da Guerra Fria, seguiam estritamente a linha do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) . Este último ainda é indireto, e muitos desses jornais divergiram posteriormente da linha partidária da União Soviética (assim como os partidos aos quais eram associados).

Houve mais esforços diretos de transmissão de rádio e TV para audiências estrangeiras pela União Soviética ou seus estados satélites?


sim. Fornecimento amplo. Pelo menos para impressão e rádio.

Jornais e revistas

Não é realmente 'meio de transmissão', mas mencionado na pergunta:

Muitas versões impressas diretamente sob os auspícios de um partido comunista e vendidas abertamente como tal. Exemplo da revisão de Pequim.

- Paul Breitner, jogador do time de futebol (futebol) da Alemanha Ocidental, maoísta na época, lendo a versão alemã de Pequim Rundschau (impresso desde 1964) em 1973. src: Layth Yousif: "Breitner: Rebel Without a Cause", In Bed with Maradona, 2013.

Partidos comunistas ocidentais financiados por contrapartes orientais com seus próprios jornais. Por exemplo, o Partido Comunista Alemão DKP de 1968, a princípio uma criação mais intimamente ligada ao Partido da Unidade Socialista da Alemanha Oriental. Eles publicam o jornal Nosso tempo (Unsere Zeit).
Embora a conexão direta e o nível de influência do Partido Comunista Soviético no Partido Comunista dos Estados Unidos possam ser um tanto discutíveis ao longo do tempo, por muito tempo não foram ignorados. Então esta lista fica realmente longo: imprensa em inglês do Partido Comunista dos EUA.

Depois, havia publicações quase "clandestinas". Jornais oficialmente "não afiliados" com não apenas uma forte "tendência", mas também um apoio financeiro dos cofres orientais que "garantiam uma certa visão de mundo" apresentados a seus leitores e frequentemente permitiam a circulação em primeiro lugar. Exemplo: Studentenkurier de 1955, mais tarde renomeado para konkret.

Televisão

Em grande parte da Alemanha, as estações de TV do Leste também eram a contrapartida direta das estações de TV do Oeste. Mas, embora fosse um esforço de propaganda de mão dupla, os limites da linguagem e o alcance dos transmissores mantinham a área geográfica coberta um tanto pequena.

As limitações tecnológicas da TV na época significam que provavelmente, no máximo, transmissões como as Olimpíadas de Moscou de 1980 podem ser adicionadas a esta pequena lista. Embora, o valor de propaganda de tais eventos esportivos possa ser julgado muito menor do que novelas ou 'notícias coloridas' e comentários.

O exemplo mais óbvio para este comentário colorido e propaganda inclinada, se não flagrante, seria o de Karl-Eduard von Schnitzler Der Schwarze Kanal,

dirigido também à população de origem oriental, bem como aos espectadores ocidentais sintonizados para assistir a filmes populares programados antes deste segmento educacional em 'melhorar a consciência de classe' enquanto usa apenas material cinematográfico imperialista (ocidental) alemão, mas 'fornecendo contexto politicamente correto' via voz acabou, explicação e comentário.

Fascinantemente, para uma situação bastante semelhante à da Alemanha, na Coreia do Norte, o rádio clássico, que aparentemente é "muito polivalente", teve um internacional outlet da década de 1950 em diante. Mas dentro do próprio estado os rádios eram muito raramente encontrados fora da posse da elite militar e política. Na verdade, eles ainda são Muito de mais raro do que aparelhos de televisão!
Mas parece improvável que os poucos programas norte-coreanos das décadas de 1960 e 1970 em diante (basicamente apenas a televisão central coreana) pudessem ter tido muito impacto no cenário muito diversificado da TV sul-coreana, seja por alcance físico ou político ou por atração de conteúdo.
(Cf. Daniel Schwekendiek: "A Socioeconomic History of North Korea", McFarland, 2014. p74-80)

Embora pareça haver uma escassez de medidas para a popularidade da TV norte-coreana no Sul, este parâmetro pode ser medido para a situação da TV Leste / Oeste na Alemanha em termos de redes a cabo privadas ocidentais oferecendo um feed de estações DDR1 e DDR2 e aparelhos de TV anunciados durante a década de 1980 como sendo capazes não apenas de receber TV da Alemanha Oriental, mas também em cores.
(já que o Ocidente usava os sistemas PAL e SECAM do Oriente para isso. Na verdade, a publicidade era apenas um subproduto da Alemanha Oriental adotando o sistema francês e os produtores simplesmente construíram alguns conjuntos exibindo ambos nativamente.)

Um certo efeito de tiro pela culatra pode ser observado para o satélite soviético do CSSR: a TV checoslovaca cooperou por algum tempo nos anos 60 com a TV estatal austríaca ORF para transmitir conversas ao vivo sem censura entre o Oriente e o Ocidente. Mais tarde, então: Semelhante às transmissões de rádio húngara durante o levante anterior lá, os ocidentais puderam ouvir os gritos de ajuda desses moderadores aprovados pelos comunistas tchecos quando os soviéticos invadiram a estação durante o final da Primavera de Praga.

Rádio

Em termos de emissoras de rádio, o primeiro e maior exemplo pode ser:

Radio Moscou

Tipo Rede de rádio País União Soviética Disponibilidade Internacional Data de lançamento 29 de outubro de 1929 Dissolvido 1993 Substituído pela Voz da Rússia

Radio Moscow (russo: Pадио Москва, tr. Radio Moskva), também conhecida como Radio Moscow World Service, foi a emissora internacional oficial da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas até 1993. Foi reorganizada com um novo nome: Voz da Rússia, que também foi reorganizado e renomeado como Rádio Sputnik.
No auge, a Rádio Moscou transmitiu em mais de 70 idiomas usando transmissores na União Soviética, Europa Oriental e Cuba.

Os não socialistas ocidentais interessados ​​na "vida na RDA" foram, a partir de 1959, dirigidos a sintonizar a Rádio Berlim Internacional.

Uma lista de algumas outras estações do 'Bloco de Leste' que podem ser encontradas na mídia e propaganda do Bloco de Leste Mídia Eletrônica Notável no Bloco de Leste. Também relevante: Rádio propaganda - Guerra Fria.

À medida que a 'China' seguia seus próprios caminhos, a Radio Peking (agora China Radio International) foi ao ar em 1941. Isso se torna ainda mais interessante quando se olha para o propaganda uns contra os outros entre a União Soviética e a China:
- Sören Urbansky: "The Unfathomable Foe. Construindo o Inimigo nas Fronteiras Sino-Soviéticas, ca. 1969-1982", Journal of Modern European History 10 (2), p255-278, maio de 2012. (DOI)

Não é realmente um 'satélite soviético', mas o Voice of Korea está apresentando o Juche ao mundo desde 1945 (também em inglês desde 1951) e Pyŏngyang Pangsong envia sua mensagem em coreano ao mundo desde 1955.

Para Cuba, o exemplo mais importante seria

Radio Havana Cuba (em espanhol: Radio Habana Cuba, RHC) é a estação de radiodifusão internacional oficial do governo de Cuba.
Embora RHC tenha sido oficialmente inaugurado em maio de 1961, a idéia de uma rádio internacional cubana nasceu nas montanhas da Sierra Maestra durante a etapa final da luta contra Fulgencio Batista. Após a criação da Rádio Rebelde por Ernesto 'Che' Guevara em fevereiro de 1958, a direção do movimento guerrilheiro começou a analisar a possibilidade de criar uma estação de rádio após a vitória final. Esta estação seria capaz de comunicar notícias sobre a Revolução Cubana a países de todo o mundo.

Durante a Guerra Fria, o RHC transmitiu transmissões de propaganda do Vietnã do Norte e da Coréia do Norte e da URSS, bem como sua programação original. A programação norte-vietnamita da Voz do Vietnã foi recebida por teletipo e lida pelos locutores da Rádio Havana Cuba. Na década de 1960, a Radio Havana Cuba transmitiu a Radio Free Dixie destinada aos afro-americanos que lutavam contra a segregação e a Jim Crow no sul dos Estados Unidos.

Em suma, quando um meio é 'transmitido', é sempre 'propaganda', ou apresentando um lado das histórias: 'uma visão de mundo '. Portanto cada estação usar frequências de longo alcance, como ondas curtas, se qualificaria para isso. (Cf Debra L. Merskin (Eds): "The SAGE International Encyclopedia of Mass Media and Society", Sage, 2019. exemplo)

A interpretação de "falsidade" também deve ser examinada. A interação entre os dois principais blocos de poder é freqüentemente baseada em julgamentos de valor não interagentes. Os temas da propaganda em ambos os lados são quase idênticos, ou seja, paz, independência, desenvolvimento econômico, igualdade racial e liberdade cultural; mas as interpretações são diametralmente opostas. […]

Os desenvolvimentos mais interessantes ocorreram, entretanto, no campo do rádio. É aqui que a mistura de sutileza e franqueza parece ser mais evidente. Durante o período de dois anos de 1967/69, a Rádio Moscou começou a transmitir em quatro novos idiomas da Índia indiana: assamês, gujarati, canarim e oriya. No final de 1969, ele transmitia sete horas por semana em cada um desses idiomas.
Outro canal de comunicação que utiliza as instalações técnicas da Rádio Moscou é a Rádio Paz e Progresso, e seu tom é mais beligerante, seu impulso mais contundente, sua mensagem muito mais inflamada do que a própria Rádio Moscou. Mesmo assim, o governo soviético se isenta de qualquer responsabilidade pela estação. É, segundo a explicação oficial, uma "estação de rádio não oficial e independente". Seus esforços concentrados para influenciar as eleições indianas e para atacar figuras públicas indianas renderam para a irritação oficial e não oficial da estação.
- Zygmunt Nagorski: "Propaganda Internacional: Seu Papel, Eficácia e Futuro", Os Anais da Academia Americana de Ciências Políticas e Sociais, 1971. DOI

Para o panorama geral:

Era da Guerra Fria A Guerra Fria levou ao aumento da transmissão internacional (e interferência), à medida que os estados comunistas e não comunistas tentavam influenciar a população doméstica uns dos outros. Algumas das emissoras ocidentais mais proeminentes foram a Voice of America, o BBC World Service e a Radio Free Europe / Radio Liberty. O serviço mais proeminente da União Soviética era a Rádio Moscou e a China usava a Rádio Pequim (então Rádio Pequim, agora China Rádio Internacional). Além da guerra fria EUA-Soviética, a disputa de fronteira sino-russa levou a um aumento do número de transmissores voltados para as duas nações e ao desenvolvimento de novas técnicas, como reproduzir fitas de trás para frente para gravadores de bobina a bobina.

A Alemanha Ocidental retomou as transmissões regulares de ondas curtas usando a Deutsche Welle em 3 de maio de 1953. Seu site de transmissor Julich começou a operar em 1956, com onze transmissores Telefunken de 100 kW. O site Wertachtal foi autorizado em 1972 e começou com quatro transmissores de 500 kW. Em 1989, havia 15 transmissores, quatro dos quais transmitiam a Voz da América.35 Enquanto isso, na Alemanha Oriental, o site de Nauen começou a transmitir a Rádio DDR, mais tarde Rádio Berlim Internacional, em 15 de outubro de 1959.

Além desses estados, os serviços de transmissão internacional cresceram na Europa e no Oriente Médio. Sob a presidência de Gamal Nasser, transmissores egípcios cobriram o mundo árabe; O serviço de Israel, Kol Yisrael, serviu tanto para apresentar o ponto de vista israelense ao mundo quanto para servir à diáspora judaica, particularmente por trás da Cortina de Ferro.

A Rádio RSA, como parte da South African Broadcasting Corporation, foi criada em 1966 para promover a imagem da África do Sul internacionalmente e reduzir as críticas ao apartheid. Ele continuou em 1992, quando o governo pós-apartheid o rebatizou de Canal da África.

Ironicamente, a isolacionista Albânia sob Enver Hoxha, praticamente um reino eremita, se tornou uma das emissoras internacionais mais prolíficas durante as últimas décadas da Guerra Fria, com a Rádio Tirana uma das cinco principais emissoras em termos de horas de programação produzida.

Da linha de frente naquela época:

Isso não significa, entretanto, que não tenha havido uma ação vigorosa por parte das organizações comunistas de radiodifusão; mas sua tarefa geral é muito mais difícil do que a de seus colegas ocidentais, pois eles não apenas precisam produzir suas próprias transmissões, mas também tentar manter as muitas vozes do campo oposto de fora. As organizações de radiodifusão ocidentais, por outro lado, não estão preocupadas em silenciar o outro lado e, portanto, são livres para se concentrar em colocar seu material no ar e levá-lo ao público. […]

Quase todos os países europeus, com a refrescante exceção de Portugal, têm os seus serviços em línguas estrangeiras, e as emissões adicionais chegam do outro lado do Atlântico e mesmo da zona do Pacífico. Um grande número de organizações de radiodifusão na Europa, particularmente na Escandinávia, concentra-se no lado puramente informativo, permitindo que vários boletins de notícias diretos falem por si próprios. A maioria dos países europeus, entretanto, presumivelmente acha útil aumentar 'a verdade pura e nua e crua', representada por boletins de notícias comuns, com uma grande quantidade de comentários e interpretações.

O Extremo Oriente, onde a guerra fria foi agravada nos últimos anos, é um retrocesso comparativo da guerra do rádio, em grande parte por causa do pequeno número de receptores disponíveis para a população. Isso não impede que os países asiáticos acrescentem suas vozes à confusão universal. As guerras na Coréia e na Indochina, como era de se esperar, colocaram os lados combatentes uns contra os outros no ar, bem como em batalhas reais. A Rádio Pequim, que mantém um serviço 24 horas por dia para o Sudeste Asiático, especialmente para chineses residentes no exterior, também transmite em inglês para ouvintes na Europa. Os serviços de radiodifusão indianos e paquistaneses têm seu próprio antagonismo em relação à Caxemira para projetar, mas ambos encontram tempo para transmitir boletins informativos em inglês e outras línguas europeias para audiências na Europa. Os nacionalistas chineses em Formosa têm um transmissor poderoso à sua disposição que lhes permite fornecer uma alternativa de escuta durante o dia ao serviço doméstico da Rádio Pequim.
- J. A .: "Rádio na Guerra Fria", The World Today, vol. 10, No. 6 (junho de 1954), pp. 245-254.

Leitura adicional:

- Frederick Charles Barghoorn; "Soviet Foreign Propaganda", Princeton University Press, 1964.
- Gary D. Rawnsley: "Propaganda da Guerra Fria nos anos 1950", Macmillan: Basingstoke, 1999.
- Keith Somerville: "Radio Propaganda and the Broadcasting of Hatred: Historical Development and Definitions", Palgrave Macmillan: Basingstoke, 2012.
- Mark Connelly, Jo Fox, Ulf Schmidt & Stefan Goebel (eds.): "Propaganda and Conflict: War, Media and Shaping the Twentieth Century", Biblioteca Internacional de História do Século XX, Bloomsbury Academic, 2019.


Permitam-me acrescentar à resposta anterior alguns meios de comunicação soviéticos.

União Soviética, jornal publicado em 18 idiomas.

Tinha um suplemento denominado "Esportes na URSS".

Notícias de Moscou - um jornal publicado em inglês e várias outras línguas. (Na década de 1970, este era o único periódico em inglês disponível para a maioria dos cidadãos soviéticos, então os alunos o liam para praticar o inglês :-)

Havia também uma editora inteira chamada Progress, que publicou muitos livros em muitas línguas, principalmente para exportação, a maioria traduzidos do russo, e obras de Marx e Engels.


Resposta de @ LangLangC mencionada

Isso fica ainda mais interessante quando se olha para a propaganda um contra o outro entre a União Soviética e a China

mas não entrou em detalhes.

Há evidências sugerindo que no início dos anos 1980 até 1989, as autoridades chinesas priorizaram a interferência de estações de rádio soviéticas, vietnamitas e taiwanesas em vez de estações de rádio ocidentais.

Por exemplo, o seguinte marcador de propaganda chinesa intitulado 严禁 收听 敌 台 反动 广播 (Proibição de ouvir transmissões reativas por estações inimigas) afirma

苏 越 蒋 电台 (Estações de rádio baseadas no URSS, Vietnã e Taiwan)

对 我 怀 敌意 (são movidos por intenções hostis)

造谣 和 欺骗 (Por meio de rumores e engano)

唆使 你 犯罪 (Eles apontam para o caminho do crime)

O seguinte folheto distribuído pelo Condado de Taoyuan, Província de Hunan, declara:

一 、 苏联 、 越南 、 台湾 当局 的 反动 广播 电台 是 敌 台 , 严禁 收听 (I. Estações de rádio reacionárias operadas por Soviético, vietnamita e as autoridades taiwanesas são estações de rádio inimigas; ouvir é estritamente proibido)

(III. Escrever para endereços fornecidos por estações inimigas é um comportamento contra-revolucionário)

Menções de estações ocidentais são visivelmente raras em artefatos desse período.


Pergunta:
A União Soviética ou seus estados satélites tinham algum meio de propaganda para uma audiência internacional?

O serviço de rádio internacional oficial da União Soviética era Radio Moscou, ou Serviço de transmissão internacional da Rádio Moscou. Sua primeira transmissão foi em 1923 em alemão. Em 1931 ele operava em 8 idiomas, em 1970 ele transmitia em 64 idiomas. Era um serviço de rádio global que operava em toda a Rússia, Europa, eventualmente durante a guerra fria seu serviço foi estendido para a África e América do Norte.

Funcionou até 1993, quando foi reorganizado em Voz da Rússia.


Como a Estônia fica perto da Finlândia, a maior parte do tempo da ocupação soviética foi na Rádio Estônia, um departamento da transmissão finlandesa. Tudo começou em 1947 (na verdade, 14 de março de 1947, de acordo com a crônica da transmissão estoniana, em estoniano, na página do Estonian Broadcasting Museum) como um canal de propaganda soviético e mudou para um canal de informação estoniano durante a revolução do canto.

Da introdução da tese de Albert Ludwig Roine:

Vähetuntud on fakt, et Eestit kui piiriäärset Nõukogude vabariiki kasutati kommunistliku propaganda levitamiseks Soomes. Sihtriigis suurema efektiivsuse saavutamiseks tehti propagandasaateid soome keeles. Eesti Raadio regulaarsetest soomekeelsetest saadetest esimene anti eetrisse 14. märtsil 1947 ning nendega jätkati igapäevaselt kuni viimase saateni 28.06.1998.

O Google tradutor deu uma tradução bem descendente:

É pouco conhecido que a Estônia, como uma república soviética de fronteira, foi usada para espalhar a propaganda comunista na Finlândia. Para ser mais eficaz no país de destino, programas de propaganda eram transmitidos em finlandês. O primeiro dos programas regulares em finlandês de Eesti Raadio foi transmitido em 14 de março de 1947 e continuou diariamente até o último programa em 28 de junho de 1998.


Assista o vídeo: Auditoria Forense sobre a Fraude Eleitoral nos EUA Apresentada no Senado do Estado do Arizona 2409 (Janeiro 2022).